terça-feira, 19 de abril de 2016

NEM MAIS NEM MENOS, O IDEAL.


NEM MAIS NEM MENOS, O IDEAL.



Ecl. 7:16-17
“não sejas demasiadamente justo, nem demasiadamente sábio; por que destruirias a ti mesmo?
Não sejas demasiadamente ímpio nem sejas louco: por que morrerias fora de seu tempo?”

Com 37 anos de vida já presenciei muita coisa, talvez até mais que muitos anciões e algumas das coisas que presenciei, foi o quanto os extremos são prejudiciais. Até mesmo os extremos que deveriam ser considerados benéficos.
Conheci pessoas que por falta de conhecimento, ou seja, total ignorância, falaram e fizeram coisas totalmente reprováveis, e pessoas que por excesso de conhecimento, corromperam seus corações e por conseqüência de pessoas admiráveis, tornaram-se pessoas altivas e soberbas.
No inicio Deus fez o homem sua imagem e semelhança, o homem podia ter tudo que quisesse, era só pedir ao criador Deus e pai. O mundo e tudo q nele havia, tinha sido entregue em suas mãos pra dominar, mas podia se dizer que faltava algo ao homem, algo que mudaria sua vida. No entendimento de muitos, mudaria pra melhor. O CONHECIMENTO, e poderia até mesmo ser, se conhecimento fosse o mesmo que sabedoria.
TIAGO 1;5 “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça a Deus que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.”
Só que existe uma grande diferença entre conhecimento e sabedoria, mais ainda na sabedoria dada por Deus. A sabedoria dada por Deus edifica em sua totalidade, o próximo e posteriormente a nós mesmos, o conhecimento conquistado por homens, todavia, tem servido ao longo dos anos pra criar arrogância, soberba, covardia, autoritarismo, e muito mais coisas que destroem e não edificam.
Que conhecimento possui uma criança?
A inocência e pureza de coração, ficam cada vez mais  difícil de ter com tanto conhecimento e experiência. Quanto mais experiências, carregamos, menos inocentes e puros ficamos.

MATEUS 18;3 “em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus.”
Contra partida, a palavra de Deus também nos esclarece que o povo de Deus padece por lhe faltar conhecimento (OSÉIAS 4;6), mas conhecimento do alto, do espírito, de Deus.
Não quero através dessa matéria, induzir as pessoas a não estudarem e se afogarem na ignorância, quero sim alertá-los de jamais deixarem que nenhum conhecimento do mundo venha a destruí-los e até mesmo destruir outros.
Deus não nos fez auto-suficiente, precisamos um do outro, e tratemos disso com amor. Amemos a Deus sobre todas as coisas e os nossos próximos como a nós mesmo.
Não se ache maior que ninguém porque você possui um canudo de formação universitária, ou porque possui uma qualificação ou emprego superior a muitos, lembre-se sempre, você não carrega o seu lixo até o lixão, arquiteto, você não vira o concreto, médico, você não fabrica o bisturi nem o estetoscópio, governantes, o povo quem paga as contas.
Seja sempre humilde de coração, por que destes é o reino dos céus.
Aquele que quiser ser o maior seja o menor.
Sirva.
Deus os abençoe.


Henrique Dias